quinta-feira, 27 de março de 2014

Check-up Profissional

Para acompanhar as transformações do mercado de trabalho é imprescindível saber qual é nosso estágio ou degrau na profissão.

Para isso possuímos alguns caminhos, como por exemplo, a excelente oportunidade de participar dos eventos da profissão, onde através do conteúdo e do convívio com as demais profissionais secretárias promovemos o aprendizado conjunto e a troca de experiências individuais.

Acompanhar os eventos e cursos realizados durante todo o ano pelos Sindicatos Estaduais e Municipais é de extrema importância para o nosso crescimento enquanto profissional de vanguarda. Aliado a isso há inúmeros profissionais que se dedicam ao desenvolvimento profissional e também promovem eventos e cursos.

Além disso, algumas habilidades precisam ser desenvolvidas para o sucesso de nossa vida profissional:

1 - Análise – Crítica, Criativa e Conectiva
- a análise crítica nos permite o envolvimento com os assuntos diários, a avaliação da informação que recebemos e dessa forma temos condição de oferecer sugestões que contribuam para os objetivos estratégicos das organizações.
- a análise criativa nos permite desenvolver métodos e soluções de problemas e desafios.
- a análise conectiva nos permite perceber as ligações entre pessoas, fatos, datas, ideias e documentos permitindo que nosso trabalho seja mais produtivo.

2 - Colaboração
Os profissionais devem ser capazes de promover facilidades para assessorar como atuar no trabalho de equipe com todos que estão na empresa e fora dela, clientes e fornecedores. Como resultado, devemos desenvolver sensibilidade e responsabilidade, pois um trabalho tão abstrato requer estilo e personalidade.

3 - Atitude Técnica
Essa habilidade envolve disposição para adotar novas tecnologias, pesquisa da melhor solução tecnológica para a organização, como exemplo a utilização de um novo programa de computação, além de treinar seus colegas para que aprendam a trabalhar com essas novas ferramentas. Resistir ao novo nos faz descer um degrau na escada do sucesso.

4 - Intuição
Essa habilidade, quando bem desenvolvida, nos permite ser proativos e identificar os melhores caminhos tanto para oferecer suporte à equipe, como para atingir as metas dos diversos processos de negócios, ao mesmo tempo em que nos permite perceber o estilo de trabalho de nossos colegas.

5 - Educação Continuada
Os profissionais do futuro utilizam diversas formas de aprendizado, frequentar um curso, cursos pela internet, vídeo conferências, workshops, seminários, troca de experiências através de grupos informatizados e eventos diversos como dito acima. Essa habilidade permite ao profissional permanecer atualizado quanto as informações dentro da empresa, informações de sua profissão, as alterações do mercado de trabalho e consequentemente não é pego desprevenido se necessitar de um novo emprego.

6 - Negociação
Essa habilidade envolve tato, diplomacia, empatia, compreensão dos objetivos e negócios da empresa, o que facilitará discussões produtivas com os demais colegas, objetivando bons resultados para a organização.

Concluímos, portanto que é necessário conhecer a nós mesmos, nossa profissão e a organização para a qual trabalhamos naquele momento, como base para nosso sucesso profissional.

Para colaborar nessa busca algumas questões se fazem necessárias:
- Que tipo de pessoa eu gostaria de ser?
- Quais características eu gostaria de desenvolver?
- Quais minhas melhores habilidades?
- Qual habilidade eu gostaria de desenvolver mais?
- Quem ou o quê poderia me ajudar a atingir meus objetivos?
- Em qual ambiente de trabalho sou capaz de interagir melhor?
- Como é minha interação com meus colegas?
- No que eu sou mais forte profissionalmente?
- O que é mais importante para mim no balanço vida-trabalho?
- Quão importante é o dinheiro, quando procuro um emprego?
- Quanto eu precisaria realmente ganhar por mês?
- Quanto eu precisaria economizar por mês?

Além disso, é necessário avaliar nas seguintes áreas: técnica, de habilidades intelectuais, de qualidades profissionais e características pessoais quais são meus pontos fortes e quais áreas eu gostaria ou necessito de maior desenvolvimento.

Quanto aos meus objetivos é necessário ter em mente como posso contribuir para atingi-los, quais habilidades devo desenvolver para isso, quais os obstáculos que necessito vencer e quem ou o quê pode me ajudar a atingir esses objetivos e como.

É importante e igualmente imprescindível saber ouvir mais do que falar e saber ouvir é uma qualidade ou habilidade muito apreciada também na vida pessoal.

Veja algumas sugestões que ajudarão você diariamente a saber ouvir cada vez melhor:
- Faça contato visual, ouça também com os olhos e não só com os ouvidos;
- Esteja focado no que está ouvindo e não no que planeja responder;
- Dê retorno do que ouve, diga “Eu compreendo”, “Eu entendo”;
- Pergunte se não entendeu alguma coisa. Diga “Não estou certo se entendi o que você disse”;
- Repita o que foi dito. Diga “Eu entendi que você disse que...”;
- Coloque questões simples, como por exemplo, “O que você pensa que é necessário para atingirmos nossos objetivos”;
- Ouça nas entrelinhas: por exemplo se alguém enfatiza o preço de algum serviço, enquanto a qualidade é encoberta, você deve desconfiar desse serviço;
- Responda a sugestões não verbais: Para onde seu(s) colega(s) está(ao) olhando? Para você? Para sua mesa e papéis? Pela sala? Através da janela?
- Comprometa-se com o ouvinte: Sorria, acene com a cabeça, se concorda, franza a sobrancelha se não concorda, mas acima de tudo tente não interromper! Espere sua vez!

Ah, não esqueça de colocar um prazo para esse check-up profissional, pois nos dias atuais três meses já é muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário