terça-feira, 8 de abril de 2014

O efeito feedback

Vivemos em um mundo em que tudo muda em um piscar de olhos. De repente os planos mudam, as posições hierárquicas mudam, o mercado muda e BUM! Estoura-se a bomba da transformação. Quem sobrevive a ela? Resposta: aqueles que são flexíveis, que dançam conforme a música.

Mas como saber se os resultados de nossas ações estão, de fato, indo conforme a demanda de tantas mudanças?

Milhares de pessoas ocupam a mesma posição há anos na mesma empresa. Milhares de profissionais são demitidos diariamente. Outras tantos acabam sendo "invisíveis" para as organizações e não conseguem uma promoção de cargo.

O que acontece para que essas situações tenham se tornado rotinas dentro das corporações?

A resposta: a falta de FEEDBACK. Sim, essa pequena palavra e com poder extraordinário pode causa um efeito de sucesso para os colaboradores, para a empresa e para você!

Para nos situarmos melhor precisamos entender primeiramente seu significado. De raiz inglesa, a palavra feedback significa o mesmo que "retorno". Um retorno que para o mundo corporativo origina-se das ações, dos planos e dos resultados apresentados pelas equipes.

Muitas vezes o feedback é confundido como um castigo psicológico. "Preciso te dar um feedback". Essa frase pode gerar até frio na barriga para muitas pessoas, pois sua conduta pode estar sendo feita com base na autoridade ou na severidade de quem está à frente da condução do processo.

Na verdade o feedback é uma ferramenta que pode ser usada para corrigir erros, reforçar comportamentos e também ser utilizada como forma de reconhecimento ou de elogio para aquele que recebe.

Richard Willians em sua obra "Preciso Saber se Estou Indo Bem", cita o feedback como elemento essencial à vida de um indivíduo, pois sem um retorno de suas ações (positivas ou negativas) a tendência é de que o nível de desempenho acabe declinando.

As habilidades de uma pessoa são construídas e aprimoradas continuamente, tal qual um diamante que para brilhar precisa ser lapidado passo a passo. Diante de desafios, de mudanças e inconstâncias, o indivíduo que tem seus pontos cegos iluminados pela luz de retornos tende a consertar com mais facilidade seus erros e assim, melhorar sua performance. Sendo assim, a consciência de nossos atos podem nos transformar no melhor que podemos ser.

O efeito do retorno que nossas atitudes trazem é como uma luz no caminho escuro dos erros, mas também um "ponto chave" para revigorar as boas ações e iniciarmos uma nova trajetória, mas dessa vez por um caminho que aumentará as nossas chances de acertos.

O feedback é uma arma poderosa, mas que pode ser letal se utilizada de maneira errada. Se o retorno não estiver baseado em fatos concretos e estes sendo expostos, seu resultado pode ser inconsistente.

"Ao solicitar um relatório mensal de vendas para meu assistente, eu leio e vejo que muitos pontos estão incorretos. Ao pedir para corrigir em meio a muitas pendências que tenho, eu falo ao meu assistente:
"Está tudo errado. Faça de novo"
"Ok!", responde ele com um tom de decepção.
E, então, eu penso que dei um feedback corretivo. E pronto, simples assim. Vou correr para terminar minhas pendências.
Já na cabeça do meu assistente ele pensa: "Mas eu fiz tudo como ele mandou, como está errado? O que está errado? Ele nunca vê meu esforço! Tenho que buscar outro emprego. Outro lugar que me reconheça.
No outro dia quando chego, encontro em minha mesa uma carta de pedido de demissão e o relatório com um post-it amarelo com uma observação:
"Não sei onde errei. Não sei por onde começar, mas sei onde devo terminar, por isso estou pedindo minha demissão".

Explicitar a causa e o impacto das ações são elementos essenciais para o sucesso do processo de feedback. Além disso, deve-se saber reconhecer o momento oportuno de utilizá-lo para que a intenção não se perca. Dessa forma, uma vertente da feedback é a comunicação.

A forma como falamos aliada ao conteúdo a ser explicitado geram conversas mais assertivas. Stevey Covey em "O Oitavo Hábito" nos relembra o quanto é essencial esclarecer os objetivos dos nossos atos, pois deixar as nossas intenções claras aumenta a confiança dos nossos relacionamentos e previne os maus entendimentos.

Efeito Feedback é, então, uma forma de desenvolver pessoas, de desenvolver nós mesmos se usado de maneira assertiva e concreta. É uma maneira de lapidar nossos pontos fortes e também de nos fazer enxergar nossos erros que, às vezes, não conseguimos enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário