terça-feira, 20 de maio de 2014

Ser ou não ser, eis a questão!

A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" provida da peça A tragédia de Hamlet escrita por Willian Shakespeare, mundialmente conhecida, até hoje inspira vários escritores, atores e filósofos na busca da sua identidade.

"Ser ou não ser" é um dilema enfrentado por muitos jovens da atualidade. A escolha da profissão certa causa assombros e dúvidas frequentes que acabam gerando certa insegurança na hora de decidir qual carreira trilhar. Desde a infância somos questionados pelos adultos com a seguinte pergunta: "O que você vai ser quando crescer?". Geralmente respondemos, baseado no exemplo de nossos pais: "Eu quero ser um advogado, igual ao meu pai!" ou "Quero ser uma médica, igual à minha mãe!". Isso tem a ver com o fato de que quando criança não possuirmos outra referência de profissão a não ser aquelas dos nossos pais, tios e demais parentes próximos.

Porém a descoberta pela vocação profissional depende exclusivamente de cada um. É na fase da adolescência, quando terminamos os estudos do Ensino Médio, que formamos nossa personalidade e decidimos, sem influência da infância, o que queremos ser realmente.

Ser professor ou não ser. Ser um médico talvez ou ser um astronauta, isso depende da nossa vocação. Existem instituições que realizam testes de aptidões para sabermos quais as áreas que temos mais afinidades. Existem pessoas que se identificam com os resultados dos testes, outras nem tanto. E é por isso que devemos escolher a profissão certa, uma vez que é nela que vamos dedicar anos de estudos, trabalhos, seminários e avaliações.

Saber o que você quer ser ou não quer ser - a chamada indecisão - é absolutamente normal, E quem nunca ficou indeciso na vida? Diante de tantas dúvidas, deixo aqui quatro dicas úteis e que podem ajudar na escolha da melhor profissão e até mesmo pela trocar de uma nova trajetória na carreira, um novo recomeço.

Busque o máximo de informações sobre a profissão desejada

Antes de escolher qualquer profissão, procure saber o máximo sobre ela, ou seja, o que ela pode trazer de vantagens e desvantagens. Descubra se é a profissão do momento ou do futuro, se há um grande campo de trabalho ou se há excesso desse profissional no mercado, quais suas chances de ser bem remunerado futuramente e, por último, se essa profissão tem a ver com seu perfil. Para ajudá-lo nessa pesquisa uma ferramenta muito eficiente é a Internet, onde encontramos milhares de estudos e pesquisas úteis.

Procure conversar e trocar ideias com pessoas que já estejam trabalhando na área que você escolheu

Depois de pesquisar tudo sobre a profissão, procure um profissional e converse sobre o seu dia a dia. Pergunte o que ele faz, como é sua rotina, se ele gosta da profissão que escolheu, enfim faça perguntas que dissolvam todas as suas dúvidas, pois é muito importante saber tudo o que envolve a profissão escolhida e para melhor decidir sua carreira coloque na balança os pós e os contras.

Se preciso faça uma visita ou pesquisa de campo

Ir até o local de trabalho do profissional e observar seu serviço em tempo real é uma excelente ferramenta. Por isso, visite escritórios, clínicas, indústrias, ou seja, o local que você optou por trabalhar futuramente. Isso o ajudará a ter uma noção de como será o ambiente de trabalho voltado à sua área.

Caso ainda tenha dúvidas sobre opção da sua profissão, escolha aquela que o deixe plenamente realizado.

Mesmo não sendo uma profissão reconhecida no mercado, mesmo que não haja um curso específico ou uma formação superior para a carreira escolhida, dedique-se. Se escolher ser uma empregada doméstica, um jardineiro, um tapeceiro ou até mesmo um vendedor ambulante faça sua escolha com amor e doe o melhor de si, afinal todas as profissões são dignas de respeito.

E se você já está cursando uma faculdade, mas tem dúvidas, pare e pense se é isso que você realmente quer, não desperdice seu precioso tempo e dinheiro investindo em algo que não te satisfaça. Qual é o problema em largar o quinto ano da faculdade de Direito para fazer a tão sonhada faculdade de Veterinária? É o seu sonho, é o que você esperou desde sempre? Então vá lá e faça! São suas escolhas que te tornarão um profissional de sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário