Universidades mais acessíveis, cursos mais
específicos e, mais e mais profissionais entrando no mercado de trabalho. Este
é o cenário que vem tornando o mundo dos negócios cada vez mais competitivo e
exigindo constante atualização. E agora, como mostrar à empresa que acaba de te
contratar que valeu a pena investir em você?
1. Tenha foco
Para se destacar em um novo emprego, é
imprescindível que você conheça bem suas habilidades. O que você faz bem, mais rápido
e que geralmente rende seus melhores feedbacks? Busque ganhar os primeiros
pontos positivos com essas atividades, mas procure sempre entregar além do que
foi solicitado, ter iniciativa e não ficar apenas esperando
ordens. Além disso, tenha “atitude de dono” com todas as atividades e antes de
entregar um trabalho questione-se: este é o melhor que eu posso fazer?
Durante a vida de estudante, por exemplo, há um
comportamento um tanto quanto competitivo – tem que ser o melhor para passar no
vestibular, para ser aprovado nos processos seletivos. No entanto, no trabalho,
existem objetivos comuns e o melhor jogo é de ganha-ganha e parceria, e não de
competição para que todos passam atingir os seus objetivos. Cada profissional
tem características diferentes e pode contribuir com o time. Dê o seu melhor e recorra
ao melhor dos outros. Não tenha vergonha ou receio de pedir auxílio quando
necessário.
2. Aprenda a observar
Toda empresa possui uma cultura organizacional
em que algumas regras são ditas e outras não. Você terá que aprender a ler o
ambiente e se comportar de acordo para contribuir para um bom clima no
trabalho. Ao começar em um novo emprego é normal ficar nervoso, afinal, nunca
se sabe o que estar por vir e como serão as pessoas com quem você irá
trabalhar. Observe o comportamento
das pessoas: como elas se comunicam, como se comportam, como tratam umas às
outras, como se vestem e assim por diante.
No mundo corporativo sua postura e imagem
profissional fazem diferença. Cuide para causar sempre uma boa impressão e não
se esqueça de que é você que tem se adaptar ao ambiente, às regras e às pessoas
– e não o contrário.
3. Tenha interesse genuíno em processos e
pessoas
Mostre-se interessado e procure conhecer bem sua
função, sua área, outras áreas e negócios da empresa. Isso irá contribuir
positivamente para a sua atuação, demonstra que você tem força de vontade e
está disposto a aprender. Mas antes de buscar conhecimento e possibilidades de
desenvolvimento fora do seu escopo, lembre-se de que você deve estar com as suas
tarefas em dia. É natural fazer amizade com pessoas que tem assuntos em comum
com você, mas preocupe-se também em se aproximar de pessoas que possam
contribuir para o seu desenvolvimento profissional e servir de referência
quando você tiver alguma dúvida. É importante ter com quem contar quando o
chefe não estiver disponível, por exemplo.
Estas são apenas algumas dicas que podem ser
úteis em diferentes momentos de carreira, já que não existem regras prontas.
Por isso, é importante adaptá-las de acordo com a sua necessidade e momento de
vida. Porque, de verdade, o que vai fazer a diferença mesmo no dia-a-dia do seu
trabalho é ter atitude e ser você mesmo. Pense nisso.
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