sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Motivar só não basta. É preciso Mudar.

Em palestras falo muito sobre Change Management e principalmente atitude e comportamento. Sempre que me procuram, me perguntam se sou uma palestrante motivacional.
O que acham que respondo?
Sim?
Não?
O mais fácil é responder sim. Claro. Na maioria das vezes as pessoas querem ouvir isto, acreditando que alguém terá o condão de motivar toda a sua equipe com uma única palestra.
Será que isto é possível? Eu acho que é. Já saí muito motivada de algumas palestras, louca para mudar o mundo. Quer saber. É sim. Muito possível.
O problema não é este. A questão é: Quanto dura esta motivação?
Este é o ponto.
Voltando a pergunta que fiz lá em cima, eu respondo que  sim e não ao mesmo tempo. Sou palestrante motivacional, mas isto não é o que importa.
Claro que motivo. Aconselho. Cobro. Dou exemplos. Incentivo. Isto é fácil.
Difícil é fazer as pessoas mudarem.
Difícil é saber o que aconteceu com as pessoas 30, 60 dias depois.
Elas permanecem motivadas ou estão ainda mais frustradas?
Motivação é algo que precisamos ter todos os dias de nossa vida. Para acordar, sair, trabalhar, estudar, brincar, conversar. Para qualquer coisa que se faça é preciso motivação. Precisamos de um motivo.
Se estou com fome, como. Este é o motivo. Se estou com sede, me motivo a beber algo.
O que precisa nos motivar a ir trabalhar e fazer o melhor que pudermos é exatamente o motivo que nos leva a ir trabalhar todos os dias. Complicado? Não. É simples. Não existe motivador no mundo capaz de fazer você se motivar se detesta o que faz. Se não faz por amor. Com vontade. Por prazer.
Dinheiro motiva? Depende. Você acha que a pessoa mais rica do mundo se motiva por ganhar dinheiro. Eu duvido. O que o motiva é exatamente o prazer de fazer o que faz, todos os dias.
Eu sei que eu, você,  todos pobres mortais, nos motivamos a trabalhar para ganhar dinheiro, comprar coisas, pagar contas. Isto já foi e é amplamente difundido, mas acredite, não é só isto. Não mesmo!
Eu só consigo entender que estou motivando alguém quando consigo incutir na pessoa a necessidade de mudar. Mostrar que para mudar é preciso ter atitude, disciplina, vontade e principalmente um motivo que os faça verdadeiramente mudar.
Se você NÃO MUDA, VOCÊ não se motiva. Apenas adia a sua frustração.
Pense nisto. O que o faz motivar é o sentido que se quer dar a sua vida. Ter um objetivo é fundamental. Um foco definido. Uma missão.
Quer um palestrante que o motive? Contrate alguém que possa ajudá-lo a mudar. Só um detalhe. Se você não quiser mudar, palestrante nenhum vai fazê-lo mudar de idéia. Só quem muda de ideia é você mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário