sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A competência essencial!

"Muita gente me pergunta: Que curso devo fazer? Que competência devo desenvolver para me diferenciar? Como faço para crescer rapidamente e dar passos importantes na minha carreira?".


Vou responder isso aqui hoje!

Vou falar da competência que acredito que deveria se tornar prioridade máxima em nossa carreira. Aquela que devemos exercitar todos os dias. E que, independente da resposta que você sempre deu a pergunta “o que você quer ser quando crescer?”, é sinônimo de “ser grande”.

Vou falar de algo que deve ser colocado antes mesmo do Inglês, do MBA, da pós-graduação e até mesmo da faculdade. Uma competência que deve começar a ser exercitada no playground do prédio, aos dois anos de idade. E se não foi, temos que buscá-la e incluí-la, o mais rápido possível, em nossa formação.

Quero falar da competência que mesmo não constando em nosso currículo é, atualmente, avaliada e muito procurada no processo seletivo de grandes empresas.

GENEROSIDADE.

Uma competência que não deve ser economizada à espera da próxima campanha para ajudar crianças carentes na TV.
A competência que faz o trabalho em equipe, a liderança, a criatividade, a resiliência, a motivação e tantas outras, tão desejadas, fazerem sentido.

A generosidade é a cola.
Sem ela, ideias boas não são colocadas em prática. Equipes não se tornam times. Aprendizados não são compartilhados. Resultados não são verdadeiramente comemorados.
Eles estão por aí, por todos os cantos. No jornal, na TV, em casa e nas redes sociais (onde ganham força e velocidade e rapidamente viram verdadeiras avalanches!).

Nas empresas são os grandes responsáveis pelo que chamo de “clima”. E quando rodeados pelo “clima” as competências que trabalhamos tanto para desenvolver ficam atoladas em meio a essa lama emocional.
Quando acontece o “clima”, as pessoas se olham friamente, passam a fazer o mínimo necessário, rezam para a sexta-feira chegar rápido e para a segunda não chegar nunca.

Ser generoso significa construir, dia após dia, com um pequeno passo de cada vez, pensamentos mais saudáveis, um ambiente de pessoas mais felizes e resultados cada vez maiores.

Portanto, ajude sua equipe a alcançar as metas. Isso faz do seu time vitorioso, de você competente e do seu chefe um bom líder. Enquanto não aprendermos que tudo em uma empresa está conectado e descobrirmos nosso verdadeiro papel nessa conexão, não saberemos o verdadeiro significado da palavra sucesso.

Compartilhe as ideias que você tem.
Se tiver um papel de bala no chão, recolha.
Traga um café para quem trabalha na mesa ao lado.
Abrace alguém que esteja fazendo aniversário.
Perdoe. Um pisão no pé. Uma cara feia. Uma brincadeira de mau gosto. E sorria.
Uma empresa, antes mesmo de ser ambiente de trabalho, é um ambiente de convivência.
Torná-lo mais agradável significa ter a chance de ser, acima de tudo, mais feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário