sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Empowerment

Empowerment é o processo pelo qual se atribui influência ou poder acrescido às pessoas (colaboradores), designadamente através do envolvimento no processo de decisão, concedendo autonomia, etc.  Isto é, a descentralização do poder pelo nível hierárquico de uma empresa para conceder a todos ligados a uma organização, a autonomia de tomada de decisão em vista de contribuir para o melhor rendimento da empresa a que se está empregado. 

A tomada de decisões ativas em uma organização tem como base delegar autonomia e preparar os funcionários, dependente de seu setor, para gerar maior competência à empresa, contribuindo assim, para o dinamismo e eficiência desta.

O poder que uma organização outorga aos funcionários é considerado como voto de confiança em seu profissionalismo. A confiança e o dinamismo dos funcionários serão testados e atestados em suas decisões que garantirão o andamento da instituição. Por outro lado, o empowerment serve como motivação ao funcionário para que este seja ativo em suas competências e que participe efetivamente de seus próprios projetos, vibrando com sua conclusão e ganhos, haja vista que ao funcionário é estabelecida uma conquista pessoal nas decisões tomadas por ele, ou seja, ele tem contribuição afetiva neste ganho e não é uma vitória exclusiva para a empresa, sem preocupação com o bem pessoal do funcionário encarregado daquela atuação.

Contudo, esta ferramenta de motivação e participação direta das pessoas ligadas a uma organização não é “jogada” de forma alienada sem nenhum alicerce, sem nenhuma contribuição direta da organização para o serviço do empowerment. A empresa dirige seus funcionários para as tomadas de decisões, e para isso ela fornece treinamento e recursos de capacitação para o desenvolvimento profissional nos projetos que beneficiarão a instituição.

A implementação do empowerment nos domínios de uma organização possui inúmeras vantagens de ordem exclusiva para empresa, sem contar os benefícios intelectuais e internos de seus funcionários. Intencionalmente a empresa garante uma boa estratégia de motivação pessoal e profissional e ao mesmo tempo gera vantagens para sua atuação no papel mercadológico ao que está inserido. Dentre essas vantagens, estabelece-se:
  • A fomentação da confiança recíproca;
  • A cooperação entre departamentos para benefício organizacional;
  • Abertura para tratar os conflitos existentes na instituição e na elaboração de algum projeto;
  • Competição segura e saudável para o desenvolvimento profissional e organizacional;

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