terça-feira, 17 de setembro de 2013

Liderança inspiradora

Pouco se fala de sustentabilidade empresarial, da qual na minha visão as pessoas são mais importantes, afinal fazem acontecer, definem cultura e retém conhecimento. Num mundo cada vez mais volátil e instável, reter talentos e desenvolver potencialidades passou a ser um desafio, principalmente quando salário, benefícios e outros itens não são mais suficientes para manter os profissionais, pois eles querem “algo a mais” que só se consegue com criatividade e inspiração, pois é algo intangível que as pessoas não enxergam, nem tocam. Este algo a mais se chama propósito.

Ao longo da história humana, o que fez as civilizações superarem os desafios com criatividade não foram os planos, mas sim os sonhos. Em 1963, Martin Luther King não mobilizou a população americana dizendo que tinha um plano, mas sim que tinha um sonho, e a partir desse sonho foram montadas estratégias, planos e ações. O que falta hoje no trabalho é um propósito que possa fazer o “vestir a camisa” ser algo verdadeiro, que motive arriscar com responsabilidade e achar soluções criativas para superar dificuldades.

Pessoas precisam seguir um propósito que não é missão, então líderes precisam ter o seu. Caso contrário não é líder. Com ele no coração e na mente, podem mobilizar seus liderados, e engajar sua equipe a partir de quatro atitudes:

1) Transparência nas relações;
2) Autonomia para superar desafios de forma criativa;
3) Fazer sua equipe perceber com o coração que realmente se preocupa com ele;
4) Mostrar que tem senso de justiça quando analisa e define situações.

A minha experiência me mostrou que o novo modelo de empresa sustentável passa por este engajamento, e ele só é possível a partir do entendimento que cada ser humano é único. Esta visão é a base de um líder gestor, pois gerir liderando é humanizar a relação, percebendo limites, potencialidades e características de cada pessoa que está sob sua condução, para que ela possa produzir melhor e de forma saudável.

Sei das dificuldades, mas como coaching, nos últimos anos tenho visto centenas de pessoas que passaram por mim ou tive contato e conseguirem ter sucesso com esta visão de gestão, liderança e sustentabilidade. Também, percebo em cada palestra que ministro e visita empresarial que as pessoas querem essa mudança. 

Precisamos ser portadores e inspiradores de que é possível superar estes desafios. As transformações já estão em andamento, pois o líder interno que cada um tem começa a aflorar em muitas empresas - uma força começa a se expressar e agir nesta direção, e este será o grande diferencial competitivo dos novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário