quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Gamification - Como sua empresa pode ganhar com isto

Gamification basicamente é utilizar o conceito dos games (pontos e badges) fora deste contexto virtual, através de uma premiação, incentivando o usuário a realizar algumas tarefas em troca de benefícios mútuos.
O conceito sempre existiu, no entanto começou a se expandir recentemente quando o FourSquare ganhou notoriedade, a ideia do aplicativo é você fazer um check-in em determinados estabelecimentos, como bares e restaurantes, em troca de badges, até você chegar a ‘prefeito’ do local e começar a ter benefícios como refeições grátis ou promoções exclusivas.
Desde a infância criamos a ideia de tornar tudo um grande jogo, seja quando transformamos a lixeira em uma cesta de basquete e o papel em uma bola ou quando apostamos com amigos quem consegue caminhar pelo cordão da calçada por mais tempo para a volta para casa se tornar mais divertida.
Muitas empresas, aproveitando esta expansão atual do conceito estão aplicando o gamification em processos internos, para incentivar seus colaboradores a realizarem tarefas pré-determinadas que estimulam a divulgação da empresa.
Estas tarefas representam muitas vezes um gap que a empresa possui, seja ele na captação de novos clientes, otimização de recursos ou até mesmo uma oportunidade de negócio que ocasionalmente passa despercebida por um funcionário e pode ser incentivada.
Com a nova era das mídias sociais, este conceito de gamification ganha ainda mais força, pois pode ser amplamente abordado através de estratégias de marketing e divulgado externamente as ações internas da empresa, mostrando o engajamento dos funcionários com os processos da empresa através de desafios. O ser humano por sua natureza gosta de desafios, ainda mais quando este torna a sua rotina mais agradável.
A Opservices, empresa de software, proprietária do OpMon, solução de gerenciamento de TI & Telecom e processos de negócio utiliza o gamification internamente como uma forma de promover algumas ações que são fundamentais para a empresa como captar novos clientes, desenvolver workshops, entre outros.
Ao final de cada ano os três funcionários que somarem o maior número de pontos conquistados através da realização destas tarefas ganham prêmios como iPad, iPod e Blu-Ray, além de colaborar para o crescimento da empresa. Dentre as atividades pré-determinadas que a OpServices propõe a seus colaboradores, e que podem ser utilizadas por outras empresas, estão:
- Participação em cursos e eventos
- Desenvolvimento de workshops
- Identificar uma oportunidade em um cliente
- Sugestão implementada de redução de custos operacionais
- Sugestão implementada de melhoria nos processos e fluxos da empresa
- Criação de vídeos tutoriais
- Utilizar o nome da empresa em trabalhos acadêmicos
- Participação em grupos de discussão relacionados a TI
- Compartilhamento nas mídias sociais das postagens realizadas pela empresa
Portanto, o gamification serve para engajar as pessoas em torno de algo, neste caso em colaborar com a empresa para atingir seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário