Como
todos sabem a Sustentabilidade é o termo usado para o ato em que o ser humano
visa suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas
gerações. Em outras palavras, é o ato de usufruir do que temos agora, mas
economizando para nossos futuros filhos, netos e bisnetos.
A Sustentabilidade se aplica principalmente ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. De que forma? Usando os recursos naturais de forma o mais inteligente possível para que estes se mantenham no futuro. Além de ser uma forma de garantir em longo prazo um planeta com boas condições de vida, este por sua vez alonga o desenvolvimento humano e também o de outras espécies.
A Sustentabilidade se aplica principalmente ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. De que forma? Usando os recursos naturais de forma o mais inteligente possível para que estes se mantenham no futuro. Além de ser uma forma de garantir em longo prazo um planeta com boas condições de vida, este por sua vez alonga o desenvolvimento humano e também o de outras espécies.
Na
administração, as práticas de sustentabilidade são muito comuns hoje em dia,
com o considerável aumento da parcela da população que se preocupa com o meio
ambiente. O aumento dessa preocupação traz à torna um novo grupo de
consumidores em potencial, e é este grupo que as empresas visam atingir. Porém,
por ser um tema altamente amplo e muito falado, o conceito e a ideia de
sustentabilidade vêm atingindo todos os tipos de públicos e mudando conceitos,
o que é positivo se pararmos para analisar as estatísticas da quantidade de
pessoas que se importavam há 30 anos e as que se importam agora.
Gestão
sustentável nas empresas
Não há
incompatibilidade entre um empreendimento rentável e a gestão para a
sustentabilidade.
A gestão
ambiental surgiu da necessidade do ser humano organizar melhor suas diversas
formas de se relacionar com o meio ambiente.
Segundo o
Sebrae, os negócios são estabelecidos com alguns propósitos definidos, mas
fundamentalmente visam ao lucro. E é saudável que tenham bons lucros. Neste
sentido, não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão
ambiental adequada. Muito pelo contrário. O que tem sido observado é que as
empresas que cuidam de seus passivos ambientais e têm práticas de gestão
sustentável têm seus custos reduzidos porque:
- Consomem menos água, pelo uso racional;
- Consomem menos energia, pela redução do desperdício;
- Utilizam menos matéria-prima, pela racionalização do seu uso;
- Geram
menos sobras e resíduos, pela adequação do uso de insumos;
- Reutilizam, reciclam ou vendem resíduos, quando possível;
- Gastam
menos com controle de poluição.
Ao
reduzir seus custos, as empresas elevam sua competitividade, pois podem cobrar
preços menores. Além disso, conquistam novos consumidores pela demonstração de
responsabilidade social, já que hoje o consumidor, cada vez mais consciente e bem
informado a respeito dos efeitos ambientais e processos produtivos
ecologicamente saudáveis, está disposto a pagar mais caro por marcas associadas
a uma atitude positiva em relação à proteção do meio ambiente. É comum pensar
que as indústrias, inclusive as agroindústrias, são as grandes poluidoras do
meio ambiente, porque lidam com recursos naturais, consomem muita água e
energia, emitem poeiras e gases tóxicos, e geram efluentes e resíduos sólidos
de difícil tratamento. Mas, na realidade, qualquer atividade humana está
intimamente envolvida com aspectos ambientais importantes.
Os
setores de comércio e serviços têm grande responsabilidade ambiental, pois são
consumidores, vendedores e repassadores de produtos industrializados. Podem
desenvolver, por exemplo, programas especiais de conservação de energia e água,
de reutilização de embalagens, de reciclagem de papel ou de qualificação de
consumo para produtos ambientalmente mais saudáveis, visando a melhorar seu
desempenho ambiental. Além disso, comércio e serviços são grandes empregadores
de mão de obra qualificada.
Esta conscientização é muito importante para o
aperfeiçoamento de processos produtivos e o desenvolvimento da consciência
ambiental de produtores e consumidores. A adoção de sistema de gestão sustentável
é, normalmente, um processo voluntário. Ao optar pela sua implantação, porém,
as empresas não devem buscar apenas os benefícios financeiros (economia de
matéria-prima, eficiência na produção e marketing). Devem estimar também os
riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais (acidentes,
descumprimento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário
e outros investimentos de capitais, e perda de mercados por incapacidade
competitiva).
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