quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Como está seu Cha?

Já estive algumas vezes "disponível no mercado de trabalho", ou seja, desempregada, mas prefiro utilizar o termo "PHD" que aprendi com um amigo, que quer dizer “Por Hora Disponível”.

Um termo menos pesado, já que nos condiciona psicologicamente a pensar positivo ao acreditar que esta é uma condição transitória e momentânea, já que o psicológico neste momento é muito importante.

Como profissional de RH, uma das minhas responsabilidades é o Recrutamento e Seleção, trabalhando as vagas disponíveis na empresa e selecionando as pessoas ideais para preencher essas vagas.

Uma tarefa árdua essa de recrutar e selecionar pessoas! 

O RH recebe centenas de currículos todas as semanas, indicando a quantidade de profissionais disponíveis no mercado, há todo o tipo de profissional: 

- Experientes;

- Com pouca experiência;

- Profissionais temporários; 

- Profissionais portadores de necessidades especiais;

- Profissionais sem experiência alguma; 

- Profissionais acima dos 50 anos;

- Profissionais com nível superior; 

- Profissionais que nem chegaram ao ensino médio. 

Enfim, lidamos com profissionais com todos os perfis possíveis e podemos concluir que, com tantos perfis distintos, nada mais natural que a concorrência seja enorme e que o diferencial torna-se essencial.

O fato é que graças à agilidade e exigências do mercado, o PHD deve se destacar dos seus concorrentes mas você sabe o que é CHA - um dos conceitos utilizados no processo de recrutamento e seleção.


Para contratar um profissional existem dois tipos de análises que devem ser feitas:

- Uma que visa o desenvolvimento do trabalho em si e

- Outra que visa as características pessoais necessárias para desenvolver esse trabalho, ou seja, do profissional.

O CHA é analisado nos candidatos num processo de seleção para verificar se o profissional possui as características necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho.

O CHA significa: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Sendo:

C – Conhecimentos que a pessoa precisa apresentar para desenvolver o trabalho e que são adquiridos no decorrer da vida, nas escolas, cursos universitários e técnicos e durante sua trajetória profissional.

H – Habilidades são a capacidade que a pessoa apresenta para realizar o trabalho, é todo o conhecimento que praticamos aperfeiçoado à habilidade.

A – Atitudes é o “fazer”, ou seja, comportamentos que a pessoa apresenta diante de situações e das tarefas que se desenvolve no seu cotidiano.


As empresas durante o processo de Seleção, devem especificar ao candidato qual a função a ser exercida, quais as tarefas e atividades envolvidas no trabalho. Mas em contrapartida, devem analisar o candidato e avaliar se ele apresenta as características necessárias para o desenvolvimento de seu trabalho, ou seja, avaliar o CHA.

Devemos compreender que o mercado de trabalho mudou muito com a internet e a globalização e está cada vez mais exigente e por conta disso as empresas buscam profissionais mais "competentes" e consequentemente, os processos de seleção estão cada vez mais acirrados, as empresas devem minimizar os erros nas seleções e contratar o profissional correto para a oportunidade em aberto, por que após a contratação o profissional será avaliado, para que se possa comparar o perfil apresentado na seleção ao que efetivamente esse colaborador estará agregando para a empresa.

Não passamos a ser mais exigentes nas escolhas que fazemos enquanto consumidores? 

Nos tornamos mais exigentes quanto às altas tecnologias das telecomunicações, da indústria automobilística e das comunicações, não é verdade?

Portanto, nada mais natural que as exigências também ocorram no mercado de trabalho.

Enfim, o CHA faz parte da sua Empregabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário