A liderança não deve ser vista como uma conquista de status, mas sim uma oportunidade de crescer em conjunto com todo o time. Vale aqui um lembrete: existem relatos de muitos profissionais que quando se viram à frente da responsabilidade de conduzirem equipes, passaram a sentir saudades de suas antigas atribuições e apresentaram acentuada queda de desempenho. Confira abaixo algumas perguntas que você pode fazer a si próprio, para avaliar se ter a liderança "em suas mãos" o faz ou contribuirá para a sua felicidade. Talvez, outras oportunidades podem fazê-lo sentirem-se realizados profissionalmente. Questione-se!
1 - Uma vez na função de líder, você teria medo, receio do
ingresso de outro profissional que "teoricamente" poderia vir a ser
seu substituto? Certa vez, ouvi uma expressão que todo profissional deveria
refletir: "Você é fundamental para a empresa, quando o faz por
merecer". Se você está prestes a assumir a liderança de uma equipe ou já
está à frente da condução de um time não precisa temer o ingresso de outros
talentos na empresa. Novos talentos sempre poderão ajudá-lo a alcançar
resultados expressivos.
2 - Você é o tipo de profissional que centraliza todas as
atividades e tudo precisa da sua aprovação, mesmo que seja a compra de uma
garrafa térmica para manter o cafezinho sempre quente? Saiba que o verdadeiro
líder descentraliza as responsabilidade e delega poderes para os membros de sua
equipe. Isso faz com que a liderança tenha tempo para se dedicar a atividades
consideradas estratégicas, bem como consiga oportunidades para participar de
atividades que ajudarão no desenvolvimento e aprimoramento de novas
competências. "Líder" que centraliza tudo, acaba entrando em período
de licença médica, porque a mente e o corpo, cedo ou tarde, pedirão socorro.
3 - Existem profissionais que "estufam o peito de
ar" quando afirmam que são líderes. Mas quando precisam ausentar-se por
algum motivo, o caos toma conta do time. Por quê? Porque o "líder"
não preparou a equipe para se autogerenciar, tomar as decisões diante de
situações que fogem da rotina e que precisam de uma resposta imediata.
Acreditar e preparar os talentos que integram o time é uma característica de
quem nasceu para ser líder.
4 - Recusa-se em aceitar que outros profissionais podem
apresentar ideias melhores que as suas? Essa é uma caraterística de quem apenas
assume o cargo de chefia e se coloca como dono da verdade acima de tudo. Em um
mercado em constante transformação e extremamente competitivo, nutrir-se desse
tipo de comportamento é o mesmo que afirmar: "Não estou aberto ao diálogo,
às inovações e nada precisa ser mudado". Em outras palavras, o próprio
profissional confere o certificado de que não está preparado para ser líder.
5 - Você é um bom comunicador? Entendamos aqui que
comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, a pessoa não se deve apenas
colocar-se na posição de locutor, mas também de um bom ouvinte. Para que ocorra
uma boa fluência no processo de comunicação, a liderança precisa estar pronto
para falar, como também colocar-se no lugar do outro e escutar atentamente o
que seus liderados têm a dizer sobre os processos que são instituídos e até
mesmo em relação aos métodos de gestão do líder.
6 - Você realmente sente-se bem desde que assumiu as
responsabilidades de líder ou sempre bate aquela pontinha de saudade, quando
relembra os momentos em que vivenciou situações relacionadas à sua antiga
função? Nem todas as empresas possuem programas que preparam profissionais para
serem líderes. Alguns dirigentes corporativos acreditam que um profissional que
apresentam um excelente desempenho como vendedor está apto a conduzir uma
equipe. Pouco tempo depois, descobre-se (da pior forma possível) que aquele
talento apresenta uma performance abaixo do esperado e já não demonstra sinais
de motivação como antes. Por que isso ocorreu, se ele recebeu uma promoção?
Porque a pessoa não foi preparada para o novo desafio e talvez não se sinta
realmente confortável diante das novas atribuições. Por isso, pense bem antes
de aceitar a responsabilidade de conduzir um time.
7 - O que pesa no momento das suas decisões: a amizade pelos
companheiros de trabalho ou a competência dos profissionais? Diante de momentos
decisivos, a liderança precisa ser imparcial frente aos membros do seu time.
Por exemplo, quando uma oportunidade de promoção surge ou mesmo um conflito
evidencia-se na equipe, quais os fatores que você considera? Lembre-se de que
para a liderança, não deve existir espaço para paternalismo.
8 - No momento de dar feedback, no papel de líder você
costuma pegar leve para não magoar as pessoas que integram se time? Logicamente
que o feedback não é uma "caça à bruxas", mas uma rica oportunidade
de crescimento e se o líder tem o hábito de suavizar determinados retornos que
precisam ser dados a um liderado, poderá está podando uma oportunidade de
crescimento ao invés de realmente ajudá-lo a se desenvolver e, futuramente,
mostrar seu valor à organização.
9 - Você é o tipo de pessoa que sempre está pronto a ajudar
os membros do seu time? Ótimo. Contudo, não caia na armadilha de querer sempre
pensar por todos os seus liderados. Estimule a equipe a pensar por si. Plante a
semente da curiosidade, peça soluções e verá que o retorno poderá ser surpreendente.
Mas, se você prefere adotar um livro de receitas para resolver todos os
problemas que surgem, está sendo omisso à responsabilidade de liderar.
10 - Quando lhe chamam de chefe, seu ego aflora e você
sempre mais afinidade por aqueles que sempre que você está com a razão? Se a
sua compreensão de liderança passa por esse pensamento de ter pessoas que
adoram "bajulação", então é melhor você rever seus conceitos se
realmente deseja se tornar um líder. Não esqueça que um verdadeiro líder serve
de exemplo e não são poucos os casos de profissionais que afirmam: "Um dia
quero ser líder, mas nunca quero agir como meu chefe". Seja um exemplo a
ser seguido.
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