quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Você nasceu para ser líder?

Milhares de profissionais encantam-se com a possibilidade de um dia serem chamado à diretoria para terem a notícia de que foram promovidos e que passarão a gerir outros talentos. Ou seja, ingressarão no time de líderes organizacionais e terão a oportunidade de conquistar novos horizontes. Contudo, ser líder não significa apenas assumir um cargo, receber uma sala exclusiva e ter "poder" para delegar ordens a outros membros da equipe. 

A liderança não deve ser vista como uma conquista de status, mas sim uma oportunidade de crescer em conjunto com todo o time. Vale aqui um lembrete: existem relatos de muitos profissionais que quando se viram à frente da responsabilidade de conduzirem equipes, passaram a sentir saudades de suas antigas atribuições e apresentaram acentuada queda de desempenho. Confira abaixo algumas perguntas que você pode fazer a si próprio, para avaliar se ter a liderança "em suas mãos" o faz ou contribuirá para a sua felicidade. Talvez, outras oportunidades podem fazê-lo sentirem-se realizados profissionalmente. Questione-se!


1 - Uma vez na função de líder, você teria medo, receio do ingresso de outro profissional que "teoricamente" poderia vir a ser seu substituto? Certa vez, ouvi uma expressão que todo profissional deveria refletir: "Você é fundamental para a empresa, quando o faz por merecer". Se você está prestes a assumir a liderança de uma equipe ou já está à frente da condução de um time não precisa temer o ingresso de outros talentos na empresa. Novos talentos sempre poderão ajudá-lo a alcançar resultados expressivos.

2 - Você é o tipo de profissional que centraliza todas as atividades e tudo precisa da sua aprovação, mesmo que seja a compra de uma garrafa térmica para manter o cafezinho sempre quente? Saiba que o verdadeiro líder descentraliza as responsabilidade e delega poderes para os membros de sua equipe. Isso faz com que a liderança tenha tempo para se dedicar a atividades consideradas estratégicas, bem como consiga oportunidades para participar de atividades que ajudarão no desenvolvimento e aprimoramento de novas competências. "Líder" que centraliza tudo, acaba entrando em período de licença médica, porque a mente e o corpo, cedo ou tarde, pedirão socorro.

3 - Existem profissionais que "estufam o peito de ar" quando afirmam que são líderes. Mas quando precisam ausentar-se por algum motivo, o caos toma conta do time. Por quê? Porque o "líder" não preparou a equipe para se autogerenciar, tomar as decisões diante de situações que fogem da rotina e que precisam de uma resposta imediata. Acreditar e preparar os talentos que integram o time é uma característica de quem nasceu para ser líder.

4 - Recusa-se em aceitar que outros profissionais podem apresentar ideias melhores que as suas? Essa é uma caraterística de quem apenas assume o cargo de chefia e se coloca como dono da verdade acima de tudo. Em um mercado em constante transformação e extremamente competitivo, nutrir-se desse tipo de comportamento é o mesmo que afirmar: "Não estou aberto ao diálogo, às inovações e nada precisa ser mudado". Em outras palavras, o próprio profissional confere o certificado de que não está preparado para ser líder.

5 - Você é um bom comunicador? Entendamos aqui que comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, a pessoa não se deve apenas colocar-se na posição de locutor, mas também de um bom ouvinte. Para que ocorra uma boa fluência no processo de comunicação, a liderança precisa estar pronto para falar, como também colocar-se no lugar do outro e escutar atentamente o que seus liderados têm a dizer sobre os processos que são instituídos e até mesmo em relação aos métodos de gestão do líder.

6 - Você realmente sente-se bem desde que assumiu as responsabilidades de líder ou sempre bate aquela pontinha de saudade, quando relembra os momentos em que vivenciou situações relacionadas à sua antiga função? Nem todas as empresas possuem programas que preparam profissionais para serem líderes. Alguns dirigentes corporativos acreditam que um profissional que apresentam um excelente desempenho como vendedor está apto a conduzir uma equipe. Pouco tempo depois, descobre-se (da pior forma possível) que aquele talento apresenta uma performance abaixo do esperado e já não demonstra sinais de motivação como antes. Por que isso ocorreu, se ele recebeu uma promoção? Porque a pessoa não foi preparada para o novo desafio e talvez não se sinta realmente confortável diante das novas atribuições. Por isso, pense bem antes de aceitar a responsabilidade de conduzir um time.

7 - O que pesa no momento das suas decisões: a amizade pelos companheiros de trabalho ou a competência dos profissionais? Diante de momentos decisivos, a liderança precisa ser imparcial frente aos membros do seu time. Por exemplo, quando uma oportunidade de promoção surge ou mesmo um conflito evidencia-se na equipe, quais os fatores que você considera? Lembre-se de que para a liderança, não deve existir espaço para paternalismo.

8 - No momento de dar feedback, no papel de líder você costuma pegar leve para não magoar as pessoas que integram se time? Logicamente que o feedback não é uma "caça à bruxas", mas uma rica oportunidade de crescimento e se o líder tem o hábito de suavizar determinados retornos que precisam ser dados a um liderado, poderá está podando uma oportunidade de crescimento ao invés de realmente ajudá-lo a se desenvolver e, futuramente, mostrar seu valor à organização.

9 - Você é o tipo de pessoa que sempre está pronto a ajudar os membros do seu time? Ótimo. Contudo, não caia na armadilha de querer sempre pensar por todos os seus liderados. Estimule a equipe a pensar por si. Plante a semente da curiosidade, peça soluções e verá que o retorno poderá ser surpreendente. Mas, se você prefere adotar um livro de receitas para resolver todos os problemas que surgem, está sendo omisso à responsabilidade de liderar.

10 - Quando lhe chamam de chefe, seu ego aflora e você sempre mais afinidade por aqueles que sempre que você está com a razão? Se a sua compreensão de liderança passa por esse pensamento de ter pessoas que adoram "bajulação", então é melhor você rever seus conceitos se realmente deseja se tornar um líder. Não esqueça que um verdadeiro líder serve de exemplo e não são poucos os casos de profissionais que afirmam: "Um dia quero ser líder, mas nunca quero agir como meu chefe". Seja um exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário