terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um mundo sem fronteiras

Já não podemos negar que o mundo no qual vivemos é outro, daquele que vivemos há cinco ou dez anos. As novas tecnologias - em especial - as redes sociais transformaram o jeito que consumimos e compartilhamos informação e, inclusive, a forma como interagimos na esfera pública. A arena digital tornou-se o novo ponto de reunião, onde podemos construir uma realidade mais próxima à nossa visão pessoal.

É claro que a tecnologia conseguiu aproximar-nos uns dos outros, além das fronteiras geográficas. E nesse novo cenário, são as ideias, as coincidências e os propósitos compartilhados que parecem formar um novo tipo, não só de país, mas de mundo.

Deixando para traz o conceito de Estado-Nação, nos aproximamos cada dia mais de algo que podemos chamar de Ideia-Nação ou Causa-Nação.

Hoje, as pessoas agrupam-se de acordo com o que os une, sem levar em consideração distâncias ou fusos horários. Isto é emocionante. Significa que as fronteiras vão sumindo e que a globalização chega a uma esfera mais pessoal. É aqui onde uma pessoa pode transformar a realidade de outra ou de muitos outros indivíduos.

O crowdsourcing é um conceito com base tecnológica, mas de alto significado e impacto social. Tomemos como exemplo, o caso de desemprego no nosso continente. Cerca de sete milhões de jovens estão desempregados na América Latina, segundo os dados da OIT - Organização Mundial do Trabalho. Muitos deles estão em grandes cidades, apesar de ter vários inconvenientes, a conectividade, a telefonia móvel e o conhecimento técnico são competitivos e comparáveis com as cidades de países desenvolvidos.

O que aconteceria se estes jovens decidissem trabalhar por conta própria, empreender, ser independentes...? Ficariam limitados a procurar trabalho na própria cidade ou país, muito provavelmente podem até desistir ao analisarem a realidade econômica e financeira das suas cidades. E se pudéssemos ajudá-los a entender que o mundo inteiro é seu campo de jogo? Que dentro de um site eles podem encontrar uma fonte de emprego independente? As novas tecnologias fazem com que isto seja possível.

As novas tecnologias mudaram as bases de trabalho de diversas profissões, e hoje, para ser bem-sucedido na carreira, é fundamental ter consciência do que se pode ser praticamente um empresário. Talvez uma empresa inglesa ou americana precise de um site para se comunicar melhor com seus clientes por um preço competitivo. É aqui onde o crowdsourcing faz a sua magia: coloca o talento à disposição do mundo inteiro, sem importar onde ele esteja e a qualquer momento. Dar poder aos jovens, permitindo-lhes o uso de novas tecnologias, é um fator que pode transformar a realidade das grandes cidades na América Latina. O que estamos esperando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário