Os Millennials, também chamados de Geração Y, são os jovens
nascidos entre 1980 e 2000 e que já respondem por uma grande parcela do mercado
de trabalho. Inovadores, criativos, tecnológicos, individualistas e
multitarefas, os Millennials são bem diferentes da Geração X, referência para
muitos profissionais de Recursos Humanos, e é difícil agradá-los. Planos de
carreira, estabilidade e bons planos de saúde já não são suficientes para
mantê-los nas empresas.
Os gestores vêm tentando desvendar os segredos para cativar
esse novo perfil profissional, mas a tarefa pode ser mais simples do que
parece. Nascidos em épocas de grande inovação tecnológica e prosperidade
econômica, os Millennials foram criados por pais superprotetores que não
quiseram repetir o desleixo recebido pelos Baby Boomers, extremamente
workaholics, e inflaram a autoestima de seus filhos. Com os dias repletos de
atividades extracurriculares, as crianças tornaram-se multidisciplinares,
supercapacitados, tecnológicos, ambiciosos, imediatistas e competitivos.
Por essas razões, grande parte destes jovens tem dificuldade
de se manter em um emprego e respeitar a hierarquia imposta nas empresas. Um
Millennial não está disposto a fechar um acordo de longo prazo para pequenos
ganhos, procura crescimento rápido. A solução, então, é conquistar a confiança
deste colaborador e fazê-lo acreditar na cultura da empresa, construindo algo
que tenha a ver com a visão dessa nova geração e oferecer o que ele deseja.
Esse jovem não tem em si um forte sentimento de coletividade
e tende a priorizar o crescimento pessoal acima das necessidades
organizacionais e por isso é importante criar o sentimento de pertencimento
dentro da empresa, fazer com que se sinta parte indispensável de um time, que
entenda o seu papel no resultado do trabalho em grupo.
Esses profissionais também não podem se sentir estagnados.
Acostumados com as inovações tecnológicas e com a velocidade da internet, eles
precisam sentir que estão em constante crescimento e que algo novo sempre pode
acontecer.
Constantemente conectados, esses profissionais não admitem
problemas com internet, proibição de redes sociais e equipamentos ultrapassados
no mercado de trabalho. O investimento em tecnologia é prioridade para eles.
Benefícios e Reconhecimento
Ao contrário das gerações anteriores, os Millennials não
estão muito preocupados com estabilidade de carreira e benefícios antes
valorizados pelos antigos funcionários como ótimos planos de saúde, eles querem
ir além. Para eles alternativas como flexibilidade de horários e de espaço
podem ser benefícios mais importantes. O trânsito é um inimigo real no ambiente
corporativo e por serem ansiosos e prezarem qualidade de vida, eles odeiam
perder tempo parados. Poder sair de casa fora do horário de rush ou poder
trabalhar de casa (home office) são soluções que agradam aos mais jovens.
Um plano de benefícios que esteja de acordo com a visão
desses trabalhadores ajuda a mantê-los felizes e engajados. Descontos em academias,
SPA's, restaurantes naturais e farmácias são vistos como um plus desejável por
estes profissionais.
Para agradá-los, os gestores também devem estar dispostos a
reconhecer seus esforços. Pesquisas afirmam que o reconhecimento está entre os
cinco fatores mais importantes para os colaboradores e que, quando
reconhecidos, 78% dos profissionais dizem se esforçar ainda mais.
Lidar profissionalmente com o jovem da Geração Y não é algo
tão simples, mas se os canais de comunicação estiverem abertos e o diálogo for
incentivado a relação fica muito mais fácil.
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