Segundo Fernando do Valle, diretor de recursos humanos da 3M do Brasil, a companhia sempre se preocupou em valorizar os seus colaboradores, incentivar os talentos e, principalmente, fomentar a geração de novas ideias. "Sempre reconhecemos os funcionários por meio da inovação nas diversas áreas da empresa, seja na criação de produtos ou por novos processos de negócios", destaca Valle.
Aposta em pessoas
O executivo conta que a gestão de pessoas é um ponto estratégico para possibilitar um ambiente de trabalho dinâmico que motive esse grande time a criar. "Acreditamos que alguns fatores são primordiais para nossa alta retenção de talentos, como a valorização do desenvolvimento de carreira, a busca pela qualidade de vida e o oferecimento de uma remuneração condizente com o mercado", ressalta. Ele aponta alguns dos resultados dessa política voltada a pessoas: a satisfação dos funcionários e o engajamento nos mais diversos projetos, que influenciam positivamente nos resultados e no crescimento da empresa. Com essa cultura voltada à inovação, a 3M tem 25% de suas vendas originadas de novos produtos e já soma 45 mil patentes nos países em que está presente.
A companhia passou a ser reconhecida pela inovação presente em seus princípios, valores, processos e políticas alinhadas com o objetivo de transformá-la numa organização com crescimento sustentado por meio de produtos ímpares. "A criação de uma cultura de inovação depende fundamentalmente do compromisso da alta liderança com esse objetivo, pois, a partir dessa definição, o tema passa a permear todos os níveis da organização", afirma Luiz Eduardo Serafim, gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil. Ele destaca que transformar uma empresa em uma verdadeira "máquina de inovação" requer comprometimento de longo prazo em uma jornada que exigirá o estabelecimento claro de uma visão de futuro, a capacitação das lideranças e a criação de um ambiente de trabalho que estimule o empreendedorismo, a colaboração e a tomada de risco.
Tolerância ao erro
Em diversas companhias, o erro implica o abandono de um projeto ou, até mesmo, o desligamento do funcionário. Mas, na 3M, um mantra que impulsionou a capacidade de inovar de seus funcionários é a tolerância ao erro, compartilhá-lo com diferentes áreas e dele, mais tarde, extrair um novo produto. É o caso de um projeto desenvolvido na década de 1960 de um adesivo para a indústria que, a princípio, não atingiu o objetivo esperado. Porém, após quase uma década de novas pesquisas e compartilhamento de ideias baseado num primeiro invento, a companhia lançou o Post-it, produto considerado um ícone pela indústria e utilizado em larga escala em escritórios. "Para nós, a inovação ocorre quando a criação foi absorvida e trouxe resultados para a companhia, porque foi comercialmente absorvida", explica Serafim. Devido à atuação da companhia em diversos segmentos, os funcionários são incentivados a desempenhar atividades em múltiplas áreas e desenvolver novas habilidades na empresa. Isso também ajuda a criar e a fomentar o olhar diferente, a cultura de inovação. A busca pelo novo não se limita apenas a inovar internamente. Entender seus consumidores é outro dos desafios da empresa e que impulsiona a descoberta de novas possibilidades. E a melhor forma desenvolvida pela companhia para conhecer seu público consumidor foi envolvê-lo no processo de inovação.
Com esse objetivo, concebeu o Centro Técnico para Clientes (CTC), que disponibiliza 21 laboratórios com estrutura capacitada para desenvolver novas aplicações e testes de desempenho dos produtos. Trancar a sete chaves suas invenções seria um caminho fácil para a 3M, visto que ela desenvolve uma infinidade de projetos. Porém, esse não foi o caminho trilhado pela companhia, que levou para fora da porta a sua filosofia de muitos anos com a criação do 3M Inovação, espaço totalmente voltado para a troca de ideias e experimentos. E principalmente o que mais chama a atenção é a infinidade de sugestões que a companhia recebe em tempo real.
E por falar em tempo, uma das principais lições que a companhia ensina nesses mais de 65 anos no Brasil, e um século nos EUA, é não se acomodar, não ter medo de arriscar e surpreender com o novo para conquistar cada vez mais clientes e admiradores da marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário